QUEM SOMOS
ACESSART é uma Consultoria de Arte, especializada em Mercado e Carreira.
Atua na gestão do negócio da arte, oferecendo ferramentas de profissionalização e formação, através de assessoria, consultoria e serviços.
A Consultoria trabalha com profissionalização da arte e formação de mercado, gerando acesso e conexões, utilizando-se das seguintes áreas de conhecimento e atuação:
1) Circulação para acompanhamento do mercado, acesso a informação e relacionamento.
2) Conteúdo de Economia, Arte e Administração para você entender o funcionamento e acessar a arte.
3) Soluções para a gestão do negócio da arte.
Tem como propósito que a profissionalização e formação é alcançada com competitividade, legitimação e, principalmente, pertencimento.
ALEXANDRE SPINOLA
(1974, Brasília – DF. Vive e trabalha em São Paulo – SP, Brasil)
Alexandre Spinola é consultor. Especialista em Carreira e Mercado de Arte Contemporânea. Formado em administração e Mestre em agronegócio pela Universidade de Brasília - UnB.
Acessa a arte a partir de 2006 pelo colecionismo e em 2017 cria a "Personnart Escritório de Arte". Desde 2021 é proprietário da "ACESSART Consultoria de Arte", especializada em Carreira e Mercado. Utiliza conhecimentos de Arte, Administração e Economia para desenvolver suas soluções de gestão, pesquisa e internacionalização da arte.
Como consultor autoral desenvolve sua pesquisa no funcionamento do Negócio da Arte e no Método ACESSE de gestão do negócio da arte.
O “Negócio da Arte” é a análise de estrutura híbrida do processo de funcionamento da arte contemporânea, sob o enfoque de competitividade e legitimação. O “Método ACESSE” é a ferramenta operacional de gestão do negócio da arte que busca, através da profissionalização, melhorar os objetivos e resultados dos agentes e instituições da arte.
Realiza consultoria e assessoria de gestão do negócio da arte (desde 2017). Pesquisa o Método ACESSE de gestão do negócio da arte (desde 2017) e o funcionamento do Negócio da Arte (desde 2021). Participa do grupo de estudos de Economia do Mercado da Arte - FGV Invest da Fundação Getulio Vargas – FGV (desde 2022). É aluno de História da Arte do professor Fábio Faisal (desde 2023).
Artigo "A Economia do Mercado da Arte sob o enfoque de Negócio da Arte", apresentado no "I Seminário Acadêmico de Economia do Mercado da Arte" realizado pelo FGV Invest - EESP - FGV, que foi realizado no dia 21 de setembro de 2023, em São Paulo - SP.
PROFISSIONALIZAÇÃO
DO NEGÓCIO DA ARTE
O funcionamento da arte contemporânea do século XXI exige que seus agentes e instituições sejam legitimados como profissionais no negócio da arte.
O crescimento dos mercados da arte aumenta a competitividade, gerando a necessidade de profissionalização, como forma de reconhecimento na arte contemporânea.
CONSELHO CONSULTIVO
Thierry Chemalle – Advisory Board Member Business and Strategy.
Nosso conselho consultivo desempenha um papel fundamental na ACESSART. Com vasta experiência no mercado de arte, são oferecidos insights valiosos e orientação estratégica. Colaborando com questões como desenvolvimento de negócios, impactos econômicos, inovação tecnológica, marketing e gestão de riscos. A visão imparcial e conhecimento especializado ofertados contribuem para a tomada de decisões informadas, visando aprimorar nossos serviços. Acreditamos que essa parceria fortalece nossa missão de profissionalização dos agentes e instituições da arte.
Thierry Chemalle é mestre e pós-graduado em Economia pela Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas, com graduação em Sociologia pela Pontifícia Universidade Católica. Desde 2018 é pesquisador do Centro FGVInvest nas áreas de Finanças e Economia do Mercado da Arte. Thierry já atuou em empresas como a Consultoria EY, a Consultoria Accenture e no Banco Santander. Seus interesses de pesquisa estão relacionados a Investimentos Alternativos, em particular investimentos em Arte, Ouro e Moedas Digitais, Economia Comportamental e Tecnologia. Atualmente trabalha na Controladoria da Indústria de Alimentos Mars e é Professor de Pós-Graduação da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas. Thierry é integrante dos Grupos de Economia do
Mercado da Arte e do Art Economics Task Force do Centro FGVInvest da FGV EESP.